Depois de ter completado 180 questões objetivas, passado mais de 5 horas numa cadeira e ter estudado bastante (alguns até perdidos as estribeiras) o que mais se quer é ver os frutos de tanto esforço, não é mesmo?
Então com as provas já passadas aqui está um manual de como você mudar a sua nota do ENEM para conseguir entrar no seu curso dos sonhos ou nas melhores universidades particulares e públicas do Brasil.
1. Ingressar numa universidade pública
As universidades públicas costumam aceitar o valor do ENEM para quem participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa realizado pelo Ministério da Educação. Nesse caso, basta se inscrever gratuitamente e esperar para ver se conseguiu ser chamado nas instituições federais. Veja como fazer sua inscrição no link: inscricoessisu2019.com.br
Todos os dias as notas de corte são atualizadas e, desse modo, o aluno consegue escolher o curso ou instituição que tem mais chances de conseguir ou usar os filtros para encontrar as melhores oportunidades disponíveis de acordo com as suas metas pessoais.
Além disso, o programa te permite selecionar duas opções de curso ao mesmo tempo. Assim, você conseguirá usar a sua nota do ENEM para tentar duas vezes entrar numa universidade pública no Brasil. E se não der certo lembre-se que o processo acontece duas vezes no ano.
2. Ingressar numa universidade particular
Para ingressar numa universidade particular com a nota do ENEM basta realizar o próprio processo seletivo e correr atrás das instituições que o aceitam como critério de seleção. Aos candidatos de baixa renda é possível realizar o Prouni (Programa Universidade Para Todos).
Por meio do projeto é possível se candidatar a bolsas de estudos que podem ser de 50% ou 100% dependendo da situação econômica que comprovar o estudante no momento da matrícula e admissão pelo programa na universidade.
3. Conseguir uma bolsa de estudos
Além do Prouni que não deixa de ser uma bolsa de estudo também é possível participar do programa Nossa Bolsa, do Espírito Santo. Lá há bolsas universitárias em 50% e 100% de percentual de mensalidade nas instituições particulares.
4. Tentar bolsas internacionais
Vários programas de estudos em outros países é possível usar a nota do ENEM para conseguir ingressar numa graduação. Em Portugal, por exemplo, existem 41 universidades e institutos politécnicos que aceitam o ENEM como forma legal de entrar – e ainda não tem a dificuldade do idioma.
Além dele, também há oportunidades de conseguir entrar numa universidade usando a nota do ENEM no Reino Unido e França, ambos também aceitam a prova e tem relações amistosas com o MEC.