Em diversas partes do Brasil, a modalidade de ensino militar tem ganhado destaque, estando presente em cerca de 14 estados.
À medida que entramos em um novo ano, a inscrição para Colégio Militar 2024 despertam a atenção das famílias, pois os sistemas educacionais iniciam o reconhecimento dos candidatos, marcando o ponto de partida para o processo seletivo.
Aqueles que não possuem vínculos com profissionais ligados à carreira militar devem fazer um concurso que objetiva avaliar e posicionar os candidatos com base em suas habilidades e conhecimentos.
O que destaca o Colégio Militar é o ambiente no qual crianças e adolescentes são imersos: um sistema educacional que preza pela rigidez, não como uma imposição opressora, mas como uma estrutura de desenvolvimento.
Nesse contexto, é essencial compreender que a disciplina é um dos pilares fundamentais dessas instituições. No entanto, ressalta-se que a disciplina não se traduz em penalizações ou coerções excessivas.
Pelo contrário: busca-se criar um ambiente propício para o crescimento intelectual e pessoal dos alunos, preparando-os para os desafios futuros.
Como tentar uma vaga no Colégio Militar?
Existem duas vias para acesso aos CMs: via concurso público ou via amparo regulamentar.
No concurso público, as vagas são disputadas anualmente tanto para crianças do 6º ano do ensino fundamental quanto para jovens do 1ª série do ensino médio.
No ano passado, somados todos os concursos do país, mais de 22 mil candidatos (entre civis e filhos de militares) disputaram vagas nos colégios militares.
Já o ingresso por amparo regulamentar é uma opção destinada aos dependentes de militares que precisam estar em linha com as obrigações profissionais dos pais – decorrentes das particularidades da carreira militar, como prestar serviços em outras regiões do Brasil.
Como funciona o processo seletivo?
Conforme o edital da instituição, o processo seletivo para matrícula em Colégios Militares é composto por 3 etapas eliminatórias:
- Exame intelectual: prova objetiva ou discursiva (de língua portuguesa e matemática), e redação;
- Exame médico e odontológico;
- Comprovação dos Requisitos Biográficos: análise dos documentos e das informações da ficha de inscrição.
No exame intelectual, há uma prova composta por 30 questões de múltipla escolha: 15 de matemática, 15 de língua portuguesa, mais a redação.
Cada candidato tem até 3h30min para solucionar todas as questões e escrever o texto dissertativo-argumentativo.
No exame médico e odontológico, são realizadas perícias médicas e odontológicas para atestar a saúde dos futuros estudantes. Esses exames, feitos por fora da instituição, precisam ser apresentados em locais pré-definidos pela corporação militar.
Os principais são radiografia do tórax, glicose, hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH, sumário de urina (EAS) e parasitologia de fezes (EPF) e eletrocardiograma (ECG).
Por fim, conforme a legislação, todos os candidatos precisam estar com a carteira de vacinação em dia.
Na etapa final, a Comprovação dos Requisitos Biográficos é obrigatória para os candidatos já aprovados nas etapas anteriores, que deverão apresentar documentos (originais e cópia), tais como:
- Documento oficial de identidade, com foto;
- Documento oficial de identidade do responsável legal, com foto;
- Histórico escolar;
- Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Plano Educacional Individualizado (PEI) – para candidato com deficiência.