A matrícula escolar é uma das grandes preocupações que surgem no final do ano. Com a pandemia de covid19, essa questão se intensificou ainda mais, porque muitos pais e responsáveis não sabem como vai ser o próximo ano letivo, se os estudantes vão precisar repetir o ano ou se para renovar a inscrição deles, é necessário sair de casa e enfrentar aglomerações de pessoas nas unidades escolares. Com todos esses questionamentos, a pergunta principal é: como fazer matrícula escolar em Brasília para o ano que vem?
Nesta postagem, vamos te mostrar como fazer matrícula escolar em Brasília e responder algumas outras dúvidas, que podem estar na cabeça de famílias brasilienses e do Distrito Federal de uma forma geral. Olha só:
Como fazer matrícula escolar em Brasília para a rede de ensino do DF?
Os alunos que querem ingressar em alguma escola pública do Distrito federal têm duas opções:
- Fazer a inscrição pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF) até o dia 13 de dezembro;
- Fazer a inscrição pela central de telefone 156 até o dia 6 de dezembro.
Durante o processo de matrícula, é necessário estar com alguns documentos em mãos, como o número do CPF do aluno e o CEP da residência ou local de trabalho dos pais ou responsáveis do estudante. Com esses dois dados, a Secretaria de Educação do DF consegue matricular a criança ou adolescente em uma escola mais próxima para a família.
Matrícula para estudantes com especificidades na rede pública do DF
Atenção: a matrícula de estudantes deficientes, ou com alguma especificidade, precisa ser feita presencialmente, até o dia 8 de dezembro na coordenação regional de ensino mais perto. O distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras são medidas tomadas pelos funcionários e servidores públicos que estão fazendo o atendimento.
Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Os interessados em fazer o EJA no Distrito Federal em 2021 podem fazer a matrícula de duas formas:
- Site da Secretaria de Educação (SEEDF);
- Central 156, que funciona de segunda a sexta feira das 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h;
O prazo para a inscrição é do dia 15 a 30 de dezembro.
Estudantes já matriculados na rede pública do DF
As crianças e adolescentes que já estão inscritos na rede pública de ensino do Distrito Federal e que têm frequência nas aulas, vão ter a matrícula para o ano letivo de 2021 automaticamente renovada.
Apesar disso, quem deseja alterar de escola, precisa fazer uma solicitação. Até o fechamento deste texto, a data não foi definida e divulgada.
Ano letivo de 2020 no DF
Por conta da pandemia de covid19, que transformou a forma de dar aulas em 2020, a Secretaria de Educação do Distrito federal definiu que os conselhos de classe devem avaliar cautelosamente as notas dos estudantes. De acordo com a SEEDF, as expectativas de aprendizagem para o ensino a distância e para o presencial não são as mesmas e os professores devem ter em mente a possibilidade de recuperação do ano letivo para 2021.